top of page

Conheça a história da Amamos

Você sabia que a Amamos existe em Osasco há mais de 30 anos? A ONG é uma casa de acolhimento para crianças e adolescentes em situação de risco e recebe crianças enviadas pelo Fórum da Comarca de Osasco, através de processos formalizados pelo juiz da Vara da Infância e juventude de Osasco. A Amamos atende à legislação do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente).


Quem fundou a organização, despretensiosamente, foi Maria Belisiário. Em 1960, na cidade de Osasco, Maria, ou Dona Maria, acolhia crianças colocadas em risco por abandono em sua casa, que era pequena e simples. Ela começou a cuidar de alguns bebês abandonados pelos pais e logo viu sua casa superlotada de crianças que precisavam de um lar. A dedicação de Dona Maria às crianças foi rapidamente reconhecida pela comunidade, que doou um terreno para que um prédio fosse construído, a fim de abrigar os meninos e meninas.

Quem transformou a casa de Dona Maria no que hoje é a Amamos foi Braulio Fantinato, um incentivador e protetor das crianças. O prédio, que ainda hoje é a sede da Amamos, foi construído por Fantinato e concluído em 1968. Foi nesse ano que as crianças enviadas pela Vara da Criança e do Adolescente da Comarca de Osasco começaram a chegar ao lar, naquela época chamado de Lar José Benedito.


20 anos após a fundação, houve novas gestões que se seguiram à de Dona Maria. Em dezembro de 1991, o Lar José Benedito se transformou na Associação de Munícipes para o Amparo ao Menor Osasquense - Amamos, com novo estatuto e diretoria. Desde então, houve aumento da área útil para dar espaço às atividades das crianças, e ingressaram como funcionários psicólogos, pedagogos, assistentes sociais e uma equipe de monitoria, além de parcerias firmadas na área de saúde, educação e esporte.


O próximo passo é a reforma da sede da Amamos, para transformar o prédio atual em quatro casas, que poderão abrigar 20 crianças cada, com maior conforto e segurança. Outro objetivo da reforma é tornar a casa adaptada para as crianças com necessidades especiais. Porém, com o alto custo do projeto, a Amamos precisa de sua ajuda para dar continuidade. Através de nossa campanha no Catarse, você pode ajudar a construir um novo lar para os pequenos e ganhar recompensas! Você pode doar o valor que quiser e receber uma recompensa como forma de agradecimento. Saiba mais na página da campanha no site de financiamento coletivo. Link: https://www.catarse.me/amar-e-melhor-forma-de-construir-nova-sede-abrigo-amamos


Destaques
Posts Recentes
Arquivo
Tags
Nenhum tag.
Siga a Amamos
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
bottom of page